terça-feira, 22 de março de 2011

XIV - JUVENTUDE DOS ANOS 60

                              Encontro da Juventude dos anos 60

 

  Este foi o tema da festa do Reencontro da Juventude dos anos 60 ocorrido em 01 de fevereiro de 1998 no Clube Esportivo Harmonia de Rincão dos Alves. O evento foi organizado por um grupo de senhoras da localidade coordenada pela Sra Delma de Oliveira Caldas, Dalila Feliciani Chaves(Dida), Daici Feliciani Chaves(Daia) e Lourença Feliciani Chaves(Loura), com apoio de toda a equipe onde cada uma cumpria uma tarefa. Segunda Delma, tudo começou com uma brincadeira de desafio, de modo que a idéia foi amadurecendo e se tornou realidade. A principio não se levava muita fé em trazer pessoas que já estavam morando fora do Rincão dos Alves há muito tempo. Mas os convidados acreditaram na iniciativa e compareceram em grande número. Havia representação de Cel Bicaco, Nonoai, São Luiz Gonzaga, São Vicente do Sul, Santa Maria, Porto Alegre, Santiago, São Borja e de muitas outras cidades. A frente do Clube ficou tomada de veículos e pessoal que a todo instante chegava, constituindo um palco de grandes emoções e lembranças. Muitos permaneciam abraçados por longos instantes curtindo a alegria do reencontro e alívio da saudade. A saudação aos visitantes coube ao Diretor Social do Clube – Valdir Machado Kraetzig que, após dar as boas vindas aos convidados, recitou uma poesia gauchesca de Caetano Braum – “Tio Anastácio”, arrancando aplausos do presentes. Na sequencia Álvaro Feliciani, músico e radialista, também rinconense, saudou a todos com mensagem de boas vindas e passou a palavra do presidente do Clube – Silvio Baccin que, após sua saudação, anunciou o inicio da tarde dançante. O almoço esteve farto e apetitoso, primando pela variedade de carnes e acompanhantes, não faltando a saborosa sobremesa elaborada com muito esmero pelas anfitriãs. Durante o encontro foram colhidas impressões e opiniões sobre o evento, ocasião em que se percebeu a unanimidade dos entrevistados sobre o sucesso da festa. O resultado foi tão acolhedor que despertou o interesse em reprisar o encontro após um período regular de, no mínimo, 5 anos. Já ocorreram mais de 12 anos, e neste ínterim, houve muita mudança e muita água rolada debaixo da ponte, digo, debaixo da “Pranchada”, por isso não se cumpriu o que D. Delma e Loura disseram na entrevista gravada pela câmera do Bressan. Vejam as fotos a seguir, extraída indiretamente da câmera de filmagem e fotografada na TV


Entrevista concedida pela Alvenir Sfreddo – 1ª Professora com curso Normal Regional a lecionar no Rincão dos Alves(01/01/1998), Alvaro Feliciani, Valdir M. Kraetzig e Olivio Oliveira e José Oliveira de Oliveira.
        Entrevista de Valdir Kraetzig, Olivio Oliveira e José Oliveira de Oliveira
                         Ex-Presidente do Clube Harmonia presentes ao evento:
1a fila: Vilson Schopf, Teodoro Schopf, Nilson Schopf, Domingos Anesi, João Reiter(Reuter)

2a fila: Elio Snovareski, entrevista com Alvaro, José Oliveira e Repete entrevista com Álvaro.

                        Organizadoras do Evento - Juventude dos anos 60 .
Daici(Daia, in memorian),     Delma  Caldas       Dalila(Dida)      Lourença(Lora)
Entrevistados  Silvio Baccin(Atual Presidente do Clube Harmonia), Edegar Schopf(Diretoria), Wilson Schopf e Zeferino Machado(Neno), Olindo Machado de Oliveira(Olinto).

Tarde dançante - Fandango
Hora do embalo ao som da música crioula sob o comando de Álvaro
        Feliciani e banda.


Veja a hora da filmagem – 18h,05min e ainda havia gente proseando ao redor do Clube
                                                                         ****
                               Fotos antigas - Juventude da época

 
Juventude dos anos 60(acima)  
****
Juventude dos anos 40(abaixo)

1. Menina, 2. Lucidia, 3. Laídes, 4. Nery, 5. Alzira, 6. Adelina Donaduce, 7.Rita, 8. Almerinda(Fta), 9. Emilia(Fia), 10. Almerinda Flores, 11. Jacy Oliveira.
                                                                              ****

Juventude dos anos 30 

Foto: 1940. 1. Geni(15), 2. Filha Fausto Garcia(Mãe Gisela)(18), 3.Alzira(25), 4. Amábile Antochewiski(22), 5. Idalina(25), 6. Lucidia(22).  

***** 

Juventude dos anos 30

2 comentários:

  1. A juventude dos anos 30 e 40 viveu a época das carreteadas que, aos poucos foi cedendo lugar a veículos automotor. Os primeiros caminhões a entrar no Rincão dos Alves eram da marca Internacional, Studebacker, seguiram-se os de marca Chevrolet, Ford, Dodge.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir