terça-feira, 22 de março de 2011

XVI - BENFEITORIAS NO RINCÃO

Traçado e melhoria das Estradas

  O traçado das estradas, sua melhoria, conservação – sempre ficavam aos cuidados de um encarregado da prefeitura, mediante o pagamento de alguns réis ou cruzeiros . Não existia empedramento antes do aparecimentos dos tratores, patrolas, motoniveladoras, torna-pull, caçambas, por isso havia atoleiro de carretas e carroças que sulcavam as estradas mal traçadas. No inverno e em dias chuvosos o trânsito se tornava um martírio para os carreteiros, principalmente quando o eixo de sua carreta arrastava no barro. No tempo das carreteadas as estradas não dispunham de uma camada de pedra mole para consolidação do solo. Havia intenso atoleiro, permitindo passagem apenas de carros de tração animal. Havia sulcos profundos no solo que impedia o transito de qualquer veículo automotor, principalmente os de categoria leve. Alguns caminhões arriscavam a transitar, mas deviam usar correntes nas rodas tanto em rodado simples quanto no duplo. Mais tarde as estradas passaram a receber beneficiamento por moto-niveladora e rolo compressor, tendo ainda uma assistência de funcionários municipais que se encarregavam de completar o desvio das águas para fora do leito da estrada. Primava-se pela qualidade do serviço prestado...

Eletrificação Rural

  A localidade recebeu eletrificação rural a partir de 1987, permitindo a utilização de eletrodomésticos, antenas parabólicas para melhoramento da qualidade da imagem de TV e demais equipamentos movidos a energia elétrica. Houve, portanto, mais aproximação com outras culturas mais avançadas e facilmente assimiladas por seu povo. As notícias mais atualizadas passaram a invadir seus lares e mudar alguns conceitos, pré-conceitos e hábitos.


Água Tratada

  A partir de 1994 o Rincão passou a utilizar água potável canalizada, extraída de poço artesiano e distribuída a mais de 20 moradores próximos da caixa d’água situada junto a Igreja São João Evangelista. Antes da instalação o suprimento de água era feito por poço de balde, cacimba, fontes de vertente, por mangueira a longa distancia.


Travessia do Rio Jaguari - Pranchada

  Em 2008, ainda no governo municipal do Prefeito Ivo José Patias, foi construída uma pranchada sobre o Rio Jaguari onde havia o Passo – lugar de água rasa e de passagem no vau . É de concreto armado apoiada em pilares de modo a cortar a lâmina de água nas cheias do Rio. Isto permite a travessia quando a água estiver abaixo dessa pranchada, oferecendo segurança e rapidez aos moradores que precisam se deslocar entre as comunidades das suas margens. Para que a obra saísse da promessa de campanha política, a população de Rincão dos Alves teve que trabalhar junto com o poder público municipal. Cada morador deu sua contribuição em mão de obra e material, sob a orientação técnica da Prefeitura Municipal de Jaguari. Por isso sua inauguração constituiu-se num ato de elevada repercussão nas comunidades beneficiadas e, acima de tudo, coroada de êxito com direito a churrasco e discurso.



Retorna ao inicio da página

Nenhum comentário:

Postar um comentário