segunda-feira, 21 de março de 2011

XI - POLÍTICA PARTIDÁRIA - IDEOLOGIA

                                  Herança Partidária

  A herança política dos ideais farroupilhas veio passando de geração em geração até nossos dias, reativada nos Centros de Tradições Gaúchas(CTG) e nos Movimentos de Tradição Gaúcha(MTG). Os partidos políticos da época eram: Chimangos ou Ximangos(lenço branco ou republicanos) e Maragatos(lenço vermelho). Chimango(ave falconídea) era um apelido dado pelos federalistas governistas em 1893, aos membros do Partido Republicano. Maragato era o nome dado ao participante da Revolução Federalista de 1893, chefiada por Gaspar Silveira Martins(1834/1901), contrário ao partido então dominante, cujo chefe era Julio de Castilhos(1860/1903). Maragato fazia parte do movimento Aliança Libertadora de 1923, liderada por Assis Brasil(1857/1938) inimigo do Presidente do RS – Augusto Borges de Medeiros(1863/1961)(Fonte: Novo Aurélio – Sec XXI). A maioria do povo de Rincão dos Alves herdou a ideologia Chimango, não por livre arbítrio, mas por influencia de seu líder maior da época – João Alves Machado. Quem ler a obra: ALBUM ILUSTRADO - PARTIDO REPUBLICANO CASTILHISTA – RS, página 260, vai encontrar o texto abaixo e a foto de capa deste trabalho(João Alves Machado e seus onze filhos).
Veja o texto da Pagína 18 - Partido Republicano
Após João Alves Machado, poucos tiveram a vocação para a liderança política partidária, apenas preferência por um ou outro partido político que, em época de eleição passavam a demonstrar suas tendências e preferências por ideologias partidárias. Neste contexto veio salvar a família Oliveira Machado, em segundo grau, Álvaro de Oliveira Feliciani que, logo após sair do conjunto musical que liderava, exerceu um mandato de vereador na cidade de Jaguari, retornando logo a área de sua vocação profissional – a música. Também Santo Scalon Picolo, casado com Alzira Machado de Oliveira, exerceu um mandato de vereador no período de 1968 a 1972.

Os Piquetes de Cavalaria


  Lá pelos idos de 1930, mais de 800 homens da ala dos Republicanos(Chimangos) acamparam junto ao sangradouro próximo à propriedade atual de João Silva(João Tigre) onde usurpavam os fazendeiros requisitando rezes e outros animais de abate para alimentar toda a tropa. Ali foram carneadas mais de 8 reses dos vizinhos sem qualquer indenização ou pagamento. Os adversários políticos, Maragatos(lenço vermelho), pejorativamente chamados de “Pica-Pau” eram ultrajados, maltratados e tinham que esconder sua identificação ideológica para não sofrer represália. Quem aparecia vestindo um lenço vermelho era intimado a escondê-lo, caso contrário seria arrancado do seu pescoço. Certa vez Olindo(Olinto) Machado de Oliveira, filho de Márcirio, que gostava de usar lenço vermelho, sem qualquer interesse partidário, foi chamado á presença de João Alves para justificar seu ato ofensivo aos Republicanos. Nem todos os Chimangos obedeciam aos princípios de respeito aos seus correligionários. Havia muito roubo de cavalos encilhados, deixando seus donos privados de seus meios de locomoção, sem um mínimo de respeito e sentimento humanitário nos males que lhes causavam. A família da facção partidária era resguardada da agressão que imperava no meio dos aventureiros, enquanto a dos adversários políticos tinha que buscar lugar mais seguro fora da casa residencial. Isto é, embrenhar-se no mato. Dentre os Maragatos mais convictos da região estavam: Sr. Álvaro Ventura de Oliveira, seus pais João Ventura, casado com Dona Rita, seus filhos Mário Flores de Oliveira, Arnaldo(Tuto), Almerindo, Euclides Maciel, e outros. Em 1920, outro republicano, de origem Uruguaia, Dr. Carlos Del Rio, Dentista, Genro de Faustino Jardim e Dona Cândida Alves Machado, morador em Taquarichim, se juntou aos Chimangos, passando a conviver com os ideais castilhistas, tendo logo em seguida ao seu casamento o dissabor de presenciar a tragédia da decapitação do seu sogro, por vingança política, em razão da crueldade praticado com seus adversários de partido na revolução de 1930.


Inicio da página


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário