segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Falecimento de Elsa Machado de Oliveira(Kica)




          Quis o destino que Elsa deixasse o convívio das pessoas de sua estima para habitar noutras estancias por vontade do Pai Celestial. O dia da despedida foi na tarde de 02 de outubro de 2024, pouco antes de completar 74 anos.  Partiu em paz, mas deixou muitos corações abalados pela emoção da grande perda. O impacto de sua ausência não foi maior na família, porque não faltou o carinho e o apoio das pessoas do seu relacionamento afetivo.
          O sentimento de perda se tornou maior devido ao seu modo de ser. Conseguia grangear a simpatia e o respeito no seu circulo de amizade, no seu relacionamento profissional com colegas de trabalho na sua missão de educadora. 
          Elsa nasceu no 4º Distrito  de Jaguari-RS em 06/11/1950, onde viveu até sua maioridade. Trabalhou nas lojas Americanas em Porto Alegre e  Casa Lang em Santa Maria-RS. Concluiu o 2º grau em Santa Maria e cursou Matemática na UFSM. Exerceu o magistério no municipio de Jaguari-RS, vindo a se aposentar no ano de 2019.
            Manteve sua solteirice depois de ter sofrido uma desilusão amorosa com quem guardava a esperança de ter encontrado sua cara metade. Seguiram-se outros interessados mas não conseguiram acordá-la para um novo relacionamento. Mantinha uma postura elegante e caprichosa a despertar a atenção de quem por ela passava. Era exímia nadadora, junto com o pai, nas águas do Poço Preto do Rio Jaguari. Certa vez, quando executava um longo mergulho, sentiu falta de ar ainda imersa, sendo socorrida pelo seu pai. Disse que, a partir daí, começaram a surgir fragilidades na sua saúde, obrigando, mais tarde, a fazer cirurgia de coração. Passou a ser vigiada mais de perto pelo seu cardiologista que dizia: "Elsa carrega uma bomba no peito". Baixou ao hospital por suspeita de pontada de pneumonia e, depois de uma semana hospitalizada, estava prestes a ter alta, sendo surpreendida com 2 paradas cardíacas, recuperando-se na primeira e  sucumbindo na segunda. É seu diagnóstico de causa-mortis.  
           Foi sepultada no dia seguinte a sua morte no cemitério de Rincão dos Alves onde mandou construir uma marco para ser eternamente lembrada.
                                                             ***************