sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO - RINCÃO DOS ALVES-RAÍZES E HISTÓRIA:31/07/2011

  Em manhã de muito frio, mas bastante calor humano, houve lançamento deste livro, cuja solenidade aconteceu logo após a missa das 10h na capela São João Evangelista,  oficiada pelo Pe. Edson.
        Estiveram presentes autoridades e lideranças locais e de cidades vizinhas, destacando o Deputado Estadual Francisco Gorski, Vereadores da Câmara Municipal de Jaguari - Prof. Ezio Jocelito Silva, Presidente; Eva Sobrosa, Genésio Pivetta e Edgar Carrillo. Outras lideranças e amigos como José Dal Osto Valente, Aida Lena Fiorin, Álvaro Feliciani, Nascir Alves Siqueira, João Damásio Catelan, Domingos Anesi, Valdomiro/Francisca Bressan, Carmem Bressan Marques, Edemir Machado Feliciani/Ruth, Valtair Catelan/Zoleida e outros.
         Caravana de Santa Maria com 16 pessoas lideradas pela Neusa Bressan. Caravana de Santiago - David M. Bressan/Cledi, Elsa Machado de Oliveira, Minussi e esposa, Lidia e esposo, Vica e Familia e outros.
         A cerimônia de lançamento ocorreu no Salão de Festas da Capela, sob a coordenação de Marzane Bressan, filha do autor do livro, que mencionou, de forma impessoal, as autoridades, lideranças, convidados e visitantes  presentes,  desejando as boas vindas àquele acontecimento inédito no Rincão dos Alves.
         Fizeram uso da palavra: Hermes Bressan -  autor; Valdir Machado Kraetzig - respresentante da comunidade de Rincão dos Alves; Naida Lena Pimentel - Presidente do Lions Clube Santa Maria Itararé; Francisco Gorski-"Chicão"-Deputado Estadual; Walter Mendes Mucha - Advogado, ex Promotor, homenageado no livro.  Depois da solenidade, houve a sessão de autógrafo com dedicatória em cada livro entregue no local.
         A equipe de câmeras esteve a cargo de Abilio Lautert e Patrick  que vieram de Santa Maria para registrar o evento.
         Eis algumas fotos obtidas em diferentes situações:
         Eis o pronunciamento do Autor do Livro: Hermes Bressan...
ú      Saúdo a  todos com um caloroso abraço para dizer que: 
-     Hoje é um dia muito especial para mim, por ter o privilégio de lançar um livro que disserta e narra a   a  história deste lugar – O Rincão dos Alves.
-    É um dia especial ainda por sentir o calor, o carinho dessa grande presença de pessoas vindas de   lugares distantes para compartilhar e celebrar este acontecimento cultural, aliando às homenagens    dedicadas ao padroeiro São João Evangelista..
-      Sinto-me honrado com a presença de Autoridades e lideranças de nosso município, já mencionadas  pelo protocolo, como o Deputado Francisco Gorski, Câmara de Vereadores,   
  Professores, e  lideranças locais e de localidades vizinhas.
- Alegra-me anunciar a presença de caravanas de Santa Maria, Santiago e de outras comunidades. dDos Companheiros de Lions de Santa Maria e Jaguari. Amigos e parentes que vieram se somar ao querido povo de Rincão dos Alves, para abrilhantar ainda mais esta solenidade..
- A vocês todos consigno um voto de louvor pelo esforço que fizeram para estarem aqui presentes, nnão só para prestigiar mas também para testemunhar este feito inédito no Rincão dos Alves. É por eeste gesto carinhoso e afetivo que me sinto imensamente grato.
- Meu agradecimento especial aos festeiros e equipes de apoio à realização da Festa Local, estendendo ao Pe. Edson, que oficiou a Santa Missa, fez menção a esta publicação e ainda permitir a inserção desta solenidade no programa religioso.
O livro que está sendo lançado trás a marca da solidariedade, da cooperação, do desprendimento do povo desta terra, que não mediu esforços para sua construção. Daí a minha manifestação de reconhecimento e gratidão a tantos quantos se envolveram na busca de informações e fatos para compor suas páginas. Em fim, a obra está ai, consolidada, e já circula entre os leitores, porém cabe alertar que vão encontrar algumas falhas, tanto de linguagem, gramática e concordância, quanto de êrro de nomes, mas isso não chega a comprometer a qualidade do conjunto. Em razão disso, eu me penitencio perante vocês por estes “micos” que fugiram do meu controle.
A aquisição desta obra, que não teve patrocínio, está com valor abaixo do custo. Meu desejo era fazer uma venda simbólica, quase gratuita, mas os custos de editoração e impressão extrapolaram os limites desse benefício, induzindo-me a estabelecer um valor, creio eu, acessível a todos.
Confesso que nunca tive a pretensão de usufruir lucro com obras desse gênero, pois não faz parte da minha formação profissional, a qual é essencialmente técnica. Fiz mais por prazer e satisfação pessoal, cabresteado pela vontade de gerar um legado que imortalizaria a história desse povo e não estava muito longe do meu alcance. Outros motivos pelos quais fui levado a escrevê-lo estão expressos na página 15 – INTRODUÇÃO, na qual eu acrescentaria: Gostar de escrever e ler e ainda, saber que o Rincão dos Alves foi cenário de inúmeros acontecimentos dignos de registro e merecia perenizar seus feitos, ainda que um pouco tarde.
De outro lado posso dizer que sou grato ao Rincão dos Alves porque sua gente e seus costumes ajudaram a forjar o caráter da mãe dos meus filhos - a Neusa aqui nasceu e me deu uma família maravilhosa, da qual tenho muito orgulho.
Como autor deste livro, espero ter dado minha contribuição a esta comunidade que conheci e apreendi a admirá-la pelo seu modo hospitaleiro, cavalheiresco e simpático de tratar o visitante. Eu me considero um deles. Um visitante diferenciado. Minha recompensa, se é que caber nesse contexto, não é outra senão o privilégio de saber que, todos, indistintamente tenham lido e tirado proveito do seu conteúdo ou, de outro modo, ter oferecido a um amigo como lembrança..Minha recompensa seria ainda maior se conseguisse despertar no leitor mais gosto pela leitura e pela informação, uma das principais portas de entrada do conhecimento humano.E, por fim, eu gostaria de acrescentar uma frase da escritora: Joana Aranha que afirma: “os livros tem a missão de ir ao coração das pessoas, onde nem sempre as palavras conseguem chegar”
Com estas palavras, declaro lançado o Livro: “Rincão dos Alves – Raízes e História” e tenham todos bons momentos ao folhearem suas páginas. Obrigado !

Valdir Machado Kraetzig - fala em nome dos Rinconenses.


                                       Naida Lena Pimentel - Destaca a importância da obra.

                       Deputado Francisco Gorski - enaltece a obra recém entregue ao público.

Walter Mendes Mucha - Saúda e parabeniza o autor destacando a importancia do livro para seus conterrâneos.
                                           Valdir comenta detalhes da obra com o autor.
Presentes aplaudem o pronunciamento do autor.

Público atento ao pronunciamento dos oradores

Familia do autor presente à solenidade. Faltaram Márcio, Roberta, Bruna e Giúlia.


Durante à missa autor recebe a óstia sagrada do Pe. Edson.

Vista do interior da Capela durante a missa.


Momento da dedicatória na obra do adquirente do Livro
Valdomiro/Francisca primos do Autor/Neusa.
Alguns participantes do evento em frente da capela


 Zeferino(Neno)/Lucia, Neomar e Neusa

                                   Hermes Bressan e Argeu Machado - Lembrança do Rincão